segunda-feira, 28 de setembro de 2009

STRAP FIM DE CURSO QUEBROU, MACETE PARA FAZER FUNCIONAR SEM STRAP USANDO CHAVE BLI DE INTERFONIA.

Chamado para consertar portão basculante parado, só em olhar descobri que a porca acionadora não descia devido algum problema no fim de curso, ao abrir a central deparei-me com o STRAP quebrado e cheio de marisia (IPANEMA), apertei O "BOT" a porca acionadora desceu, fechei curto entre o "COMUM" e o "FCF - FECHAMENTO" e o portão parou, já deu pra perceber que esta tudo ok com a central, então vou improvisar, peguei uma chave BLI e 4 pedaços de cabinhos de alarme, prendi cada cabinho com a chave BLI nos contatos "FCA"+"C" e "FCF"+"C" , então peguei o fio do "FCA" e emendei no fio de fim de curso de abretura(microswitch), o fio do "C" no fio comum do fio de abertura e a mesma coisa fiz no par do "FCF"+"C" ( outra dica, centrais SEG não devem ter seus comuns conectados juntos, apesar do fabricante dizer que deve ser feito, eu por experiência digo, não faça, funciona durante um tempo, depois o portão só vai até o meio, volta sozinho, etc... CENTRAL FICA DOIDA). Outra dica, quando fizer o BLI de uma puxada nos arames dos contatos da placa (central) para evitar que entrem em curto, pode entortar para afasta-los sem medo, claro que devagar.
                                         
Quando abri a caixa encontrei essa bagunça instalada por algum porquinho.










Abaixo a chave BLI usada para prender cabinho na central do portão.













ABAIXO CONECTANTO O CABINHO A PLACA, SE DER PARA ENXERGAR, OBSERVE QUE SÃO 5 ARAMES O DO MEIO SEMPRE FICA VAZIO, 2 PARA FECHAMENTO E COMUM E 2 PARA ABERTURA E COMUM, E REPAREM QUE ENTORTO OS ARAMES PARA QUE OS CABINHOS NÃO SE TOQUEM.



















ARRUMEI A CENTRAL DENTRO DA CAIXA DO MELHOR JEITO POSSÍVEL, POIS NÃO DEU PRA FAZER MUITO MILAGRE COM A BAGUNÇA DE FIO QUE ESTAVA.



TIPO DE MICROSWITCH USADO PARA FIM DE CURSO, AO DESCER OU SUBIR A PORCA ACIONADORA APERTA UM BOTÃO AO ENCOSTAR NO MSWITCH, ESSA AÇÃO GERA UM CONTATO E FAZ COM QUE A CENTRAL PARE O MOTOR, E ASSIM PARA A PORCA ACIONADORA.

ABAIXO EU PRENDENDO O RRAÇO ARTICULADO NA PORCA DEPOIS DE JÁ TER EFETUADO TESTE COM PORTÃO NO MANUAL, POR CA ACIONADORA SUBIU E DESCEU PARANDO EM SEUS RESPECTIVO FINAIS DE CURSO NORMALMENTE, DEPOIS TESTEI COM PORTÃO E FICOU TUDO OK.

Nenhum comentário: